quinta-feira, 15 de março de 2012



TRILOGIA DO CORAÇÃO - NORA ROBERTS

Depois de algum tempo... estou aqui.. ai que coisa mais idiota, vamos lá, hoje terminei de ler a trilogia do coração, de nossa querida autora, devo confessar, estou mais apaixonada ainda pela Irlanda e sua pequena aldeia de Ardmore, magia e amor, em um cenário dos sonhos, daqueles em que você não quer mais sair, e juro que se eu puder um dia eu irei conhecer este pedaço de terra.

Mas voltando a historia em si, o ponto chave aqui é a magia do amor, também marcada por uma escolha e esta escolha pode influenciar não apenas uma vida mas todas as outras e ainda ser a chave para transpor o encantamento, começamos pelo querido fantasminha camarada, lady Gwen e o príncipe das fadas Carrick, o amor deles foi tão puro mas que sucumbiu ao orgulho e o dever, ela seguiu o que a razão lhe disse e foi cega para não ver o que verdadeiramente ele lhe entregava, e ele foi orgulhoso e prepotente demais para em vez de oferecer o seu coração e o seu amor, ou melhor, em vez de oferecer palavras românticas, apenas ofereceu o mundo e as joias.

A meu ver ela foi uma completa idiota, o homem lhe oferecia tudo o que era e o que tinha e ela só se dedicou a querer palavras, não percebeu que o coração dele estava em tudo aquilo, foi teimosa e por isso sofreu ao escolher a razão, depois de o rejeitar três vezes, escolheu ao dever que tinha que cumprir, tudo bem que ela foi feliz com seus filhos e marido, mas nunca foi de verdade, e amargurada passou a vagar como um fantasma.

E ele a meu ver, foi um completo asno, a mulher só queria que ele dissesse algumas palavras de amor, claro que eu ainda continuo achando ela mais asna do que ele, por que ele ofereceu o seu mundo e ela o recusou, quer prova maior de amor do que isso? Mas não a imbecil queria apenas palavras, palavras que ele orgulhoso demais, preocupado demais para manter a pompa de EU SOU O GRANDE não as ofereceu.

Recentemente eu pude perceber o poder das palavras, e de fato, revendo a questão pode se notar o quanto as palavras são importantes, o quanto elas te abalam, provar só não é o suficiente, e talvez uma forma de provar é dizendo sem problemas.


Mas vamos a historia de fato, no livro Diamantes do sol, tudo começa com Jude Frânces, uma boa menina sucumbindo a paranoia e a crise dos seus quase 30 anos, uma professora psicologa estressada com a vida, que decide num ato impensado mandar tudo as favas e fugir para a sua terra de origem, a Irlanda, cansada de todos, da profissão desgastante e sem dom, cansada de estar sozinha e ainda guardando as feridas do casamento falido, eis que ela se depara com o Aidan Gallagher o charmoso irlandês dono do pub da família.

A Jude, então passa a se descobrir no meio de tantos contos e histórias é ela que conta e passa a escrever a lenda de lady Gwen e o príncipe das fadas, e quando ela se da por conta esta tão envolvida na historia que passa a fazer parte dela, o primeiro passo, o primeiro elo a ser rompido. Mas a psicologa nela realmente reluta contra os sonhos e os mistérios dessa terra,e entre um acerto e outro e duas rejeição culminando em um quase fim trágico para nossa lenda, o que realmente nos causa muita revolta e vontade de pegar a cabeça da mulher e jogar contra uma parede de concreto, o mulher teimosa! Eis que ela aceita o pedido de Aidan.

O amor aqui e a teimosia são muito rivais, ela reluta em enxergar o que de fato esta em seu coração, talvez pelo fato dela não conseguir ver se como de fato é, saber quem é, é difícil e complicado, Jude resolvendo conhecer as lendas e transferi las para a escrita acabou tendo muitas crises existenciais, lutar contra o enraizado método sistemático que aprendeu na faculdade ou seguir a voz de seu coração e dar voz a seu dom, e foi o que ela fez buscando seguir a magia e o amor.

A história não gira só em torno dela, claro, outras cenas introduzem todo o contexto neste livro, mas também o ambiente do pub, e seus três irmãos a comandar, além do divertido momento com alguns personagens do povoado.

Mas foi o segundo livro, Lágrimas da lua, que me conquistou, amei o romance da durona e trabalhadora Brenna com o sonhador e fora do ar Shawn, são amigos desde que se conhecem por gente, e sente mais do que isso, desde que se conhecem por gente, o problema maior é que nunca ultrapassaram a barreira da amizade, ate que a Brenna resolve mudar as coisas, cena que me rendeu muito divertimento.

- Eu estou pronta para mudar, para avançar. - Os olhos contraíram-se enquanto o estudava. - E não me importo de assumir o comando, se é assim que tem de ser.
- E desta vez pretendes assumir o comando de quê?
- De ti. - Ela recostou-se, ignorando o sorriso de Shawn, enquanto tomava um gole do chá. - Acho que devemos fazer sexo.
Shawn engasgou-se. Derramou o chá quente na mão e no jornal, num violento ataque de tosse. Ela soltou um grunhido contrariado. Pôs no chão o irritado Bub, para se levantar e bater com firmeza nas costas de Shawn.
- Não pode ser uma perspectiva assim tão terrível.

- Jesus! - Foi o máximo que ele conseguiu balbuciar. - Doce Jesus Cristo! - Quando Brenna se voltou a sentar, ele continuou a fitá-la com os olhos esbugalhados, ainda lacrimejando. No final, respirou fundo e soltou o ar devagar. - Como podes dizer uma coisa dessas?
- É simples e objetiva. - Determinada a controlar os nervos e a impetuosidade, Brenna estendeu o braço por cima do encosto da cadeira.
- A verdade é que sinto algum desejo por ti. Um anseio profundo. E há já algum tempo. - Desta vez ele ficou boquiaberto. O choque no seu rosto fez com que a fúria de Brenna se aproximasse da superfície. - Em que estás a pensar? Que só os homens se podem coçar quando sentem uma comichão?
Claro que Shawn não pensava assim. Mas também não achava que uma mulher pudesse entrar assim na cozinha de um homem e fazer um anúncio desse tipo.
- O que pensaria a tua mãe se te ouvisse a falares assim? Brenna inclinou a cabeça.
- Ela não está aqui, pois não?



Depois disso foi um desenrolar maravilhoso, um jogando com o outro, seduzindo, com alguns percalços que me irritaram mas gostei como ela os resolveu sem causar maiores irritações para no fim, terminar tudo bem rendendo outro bom momento.

- O orgulho é importante para um homem - comentou Carrick, sentado numa pedra.
Shawn mal olhou para ele.
- Estou a meio de uma crise pessoal. Prefiro ficar sozinho, se não te importares.
- Ela deu um valente golpe no teu orgulho, e não te culpo pela atitude que assumiste. Uma mulher deve saber qual o seu lugar... e, se não sabe, precisa que lhe seja mostrado, sem qualquer sombra de dúvida.
- Não é uma questão de lugar, seu burro arrogante.
- Não descarregues em mim, rapaz - protestou Carrick, jovial.
- Estou contigo, neste caso. Ela exagerou, com toda a certeza. Em que estava essa mulher a pensar, ao pegar numa coisa que te pertencia para mostrar a um estranho? E não importa que lhe tenhas dado. Foi apenas uma espécie de presente, pode-se dizer assim. Apenas um detalhe técnico.
- É verdade.
- Eu sei. E ainda por cima, como se já não fosse desfaçatez suficiente, o que faz ela? Providencia para que tenhas a noite de folga...
- Foi ela quem tratou disso? - Por falta de alguma coisa mais satisfatória, Shawn atirou outra pedra para o penhasco. - Eu sabia que não estava louco!
- A brincar com a tua mente... foi isso que ela fez. - Carrick sacudiu a mão. Lançou a pequena estrela na ponta dos dedos para o mar, produzindo uma luz prateada na sua esteira. - A preparar o jantar, a deixar tudo bonito para ti, até ela própria. Jamais conheci uma mulher mais insidiosa. Fizeste bem em livrar-te dela. Talvez devesses olhar de novo para a irmã, no final de contas. Ela é jovem, mais flexível, não concordas?
- Oh, cala essa boca!
Shawn levantou-se e afastou-se, ficando sério ao ouvir a gargalhada divertida de Carrick.

O romance destes dois é simples, sem muitos desvios, mas é algo gostoso de se ler, divertido e charmoso, vale a pena, me encantou mais este por isso, algo simples bem ao estilo natural.

E finalizando a trilogia em Coração do mar, temos o romance da ambiciosa Darcy e do sistemático Trevor Magee, eu ainda não tenho opinião formada, também o seu desenrolar é simples, onde há uma pitada de vaidade e orgulho interferindo, mas o romance sempre consegue vencer. Eu só teria gostado mais se a autora tivesse dado mais enfase ao encontro do nosso fantasminha com o seu príncipe, depois de tanta espera e angustia, eles não tiveram um momento lindo no final, ficaram juntos claro, mas nada descritivo. Essa história em si talvez não tenha me cativado tanto, não porque seja sem graça, longe disso, mas por motivos que minha razão desconhece não consegui gosta dos protagonistas... ela é futil e me inerva muitas vezes com a mania de grandeza dela, tudo bem, tenho que dar o merito para ela por ser determinada, muito decidida no que quer, mas o materialismo da criatura me deixa fula da vida... detesto pessoas assim... e ele é um completo homem sem tato e sem inteligencia emocional alguma....
Ok! adimito o momento "dane se tudo" no final, salvou a pátria, mas eu ainda não consegui simpatizar com ela como consegui com as outras mulheres anteriores.... Mas o livro é bom... A trilogia é fascinante e recomendo, vale a pena ter...

É isso ai pessoal, outro mega texto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário